Diagnosticado com transtorno do espectro autista aos 6 anos, Isaque tem hiperfoco em câmeras. Após postar vídeo na internet, ele foi convidado pela Secretaria de Segurança Pública a conhecer central de monitoramento.
Isaque, de 8 anos, realizou o sonho de conhecer a Central de Monitoramento das Câmeras de Segurança do Distrito Federal (CIOB), nesta quarta-feira (10). Diagnosticado com transtorno do espectro autista, o menino tem hiperfoco em câmeras.
O hiperfoco é um interesse intenso por um determinado assunto ou objeto e é uma das características mais marcantes do transtorno do espectro autista. De acordo com a mãe de Isaque, Aliane de Sousa, o dele começou com balões, passou por microfones e chegou nas câmeras.
Mas não é qualquer câmera que desperta o interesse do Isaque. Ele gosta de câmeras de segurança para “vigiar as pessoas”, segundo o Isaque. Depois que a mãe explicou que a Segurança Pública do governo tinha um sistema de câmeras, o menino não tirou mais o assunto da cabeça.
O vídeo chegou até a Secretaria de Segurança Pública. Como resultado, ele e os colegas de classe foram convidados para conhecer a Central de Monitoramento das Câmeras de Segurança do DF (CIOB).
O menino teve a chance de operar uma das câmeras de segurança que ficam no local (veja vídeo acima).
Segundo a mãe de Isaque, Aliane, o menino ficou encantado quando entrou na sala com os 50 monitores e 55 polegadas, por onde são transmitidas as imagens das câmeras de monitoramento.