Além de transmitir a dengue — que enfrenta uma crescente no número de casos no Distrito Federal —, o mosquito Aedes Aegypti também pode causar complicações aos pets. O mosquito também é transmissor do parasita Dirofilaria immitis, que causa nos bichinhos a doença popularmente chamada de “verme do coração”.

A doença pode levar à morte e causa uma série de complicações à saúde de cães e gatos. Entre elas:

Não existe uma medicação específica para a parasitose. Por isso, os veterinários costumam tratar o que o animal está sentindo no momento, com a ajuda de vermífugos.

A veterinária Mariana Rezende, da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal, diz que o “verme do coração” é uma doença característica de regiões litorâneas, por isso costuma ser mais incomum no Distrito Federal.

Prevenção

Para evitar a doença, a veterinária Mariana Rezende explica que o primeiro passo é higienizar o ambiente onde os pets vivem. A intenção é prevenir a proliferação do mosquito.

Os pets também podem usar uma espécie de coleira que é tanto antiparasitárias como repelentes, explica a profissional (veja foto acima)

A estudante Luiza Moraes é tutora de dois cachorros, a Teté e o Recruta, que estão com ela há mais de 13 anos. Recentemente, a Luiza decidiu comprar a coleira e diz que os pets já se adaptaram.

Por Gabriel Bousi, TV Globo

06/02/2024 11h41  Atualizado há um dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *